Barcelona by heart

18 de outubro de 2012


Há muito a dizer sobre Barcelona mas comecemos pelo fim. Pelo último dia. Pelas horas antes do regresso. Pela Sagrada Família. Por Gaudí.

Comecemos pelo momento em que entrando na Basílica fui invadida por um sentimento de maravilha como há muito não sentia, por uma experiência quase religiosa de constatação do génio humano, ou do divino… ou das duas coisas interligadas, indissociáveis. Comecemos pelo assombro, pelo silêncio que me tomou, pela perplexidade. Só alguém imensamente tocado pela fé – em deus, no Homem, na Natureza… no que fosse – poderia ter erguido, feito erguer, tamanha obra.

Gaudí quis construir um lugar de oração. Eu acho que fez um pouco mais do que isso. Construiu um lugar que naturalmente nos faz erguer o olhar e porque erguemos o olhar tornamo-nos grandes, elevados para lá da nossa condição humana. Se isso é percepcionar deus, não sei. Mas se for, então, efectivamente, não estamos sozinhos. 



Barcelona | Sagrada Família from carla |o| on Vimeo.


sagrada familia insta

This entry was posted on 18 de outubro de 2012 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply